De acordo com um novo relatório da Global, anúncios em podcasts esportivos são considerados mais confiáveis e atraentes do que outros formatos. O estudo “Medals, Mics & Marketing: How Sports Podcasts Bring Brands Closer to the Conversation” revelou que 61% dos ouvintes confiam mais nos anúncios em podcasts esportivos e 65% prestam mais atenção neles comparado a outros formatos como TV e mídias digitais online. Além disso, 72% afirmam que os anúncios apresentados pelos anfitriões dos podcasts parecem mais pessoais.
A pesquisa também destacou que 63% dos ouvintes agem de acordo com os anúncios que escutam, como visitar o site de uma marca. No Reino Unido, os podcasts alcançam semanalmente 21% dos adultos, sendo os esportivos o segundo gênero mais ouvido (21%), depois da comédia (31%).
O relatório da Global revelou que 81% dos ouvintes de podcasts esportivos preferem este formato para se manter atualizados sobre esportes, e 85% valorizam a variedade de tópicos e 89% a diversidade de opiniões que não encontram em outras plataformas. Além disso, 90% sentem uma maior conexão com os apresentadores e convidados, e 92% descrevem seguir um podcast esportivo como uma experiência emocional.
Com o início do “verão dos esportes”, incluindo o Euro e os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris, a Global acredita que existe uma oportunidade significativa e inexplorada para uma ampla variedade de marcas se envolverem com podcasts esportivos. Anúncios em podcasts esportivos são eficazes em influenciar decisões de compra e são vistos como mais relevantes e confiáveis, resultando em maior atenção e engajamento.
A empresa de pesquisa também enfatizou a importância de selecionar podcasts que alinhem com os valores e mensagens de campanha de uma marca para engajar de forma eficaz e autêntica, e citou como exemplo o Tesco Mobile, patrocinador de longo prazo do “The Sports Agents”.
A pesquisa utilizou uma amostra representativa de 732 participantes que ouvem podcasts esportivos pelo menos uma vez por mês.
Fonte: The Media Leader.