O governo austríaco está ampliando o financiamento para meios de comunicação, incluindo rádios privadas, DAB+ e podcasts. Pela primeira vez, será disponibilizado um subsídio de 500 mil euros (cerca de 540 mil dólares) especificamente para podcasts, como parte de um aumento geral de 27 milhões de dólares para emissoras privadas.
Representantes do governo destacaram a importância de apoiar excelentes produtos jornalísticos que surgiram na área dos podcasts nos últimos anos, antes sem acesso a financiamento público.
Os partidos ÖVP e Verdes propuseram ao Conselho Nacional um aumento do fundo de radiodifusão privada de 20 para 25 milhões de euros por ano, juntamente com um acréscimo de 1 milhão de euros por ano no fundo de digitalização. Além disso, os podcasts receberão financiamento inicial de meio milhão de euros.
A Associação de Emissoras Privadas Austríacas (VÖP) elogiou o aumento planejado no financiamento da radiodifusão privada, destacando sua importância para fortalecer a diversidade da mídia. Mario Frühauf, presidente da VÖP, ressaltou a contribuição das emissoras privadas para garantir informações baseadas em fatos e a formação de opinião na Áustria.
Pia Bambuch, vice-presidente do conselho de administração do VÖP, enfatizou a relevância dos formatos de informação oferecidos pelas emissoras privadas, especialmente em um ano supereleitoral, fornecendo um contraponto vital às informações descontroladas ou falsas em grandes plataformas online.
Fonte: Radioszene.