O mercado de audiolivros no Brasil tem mostrado um crescimento significativo e um grande potencial de expansão. De acordo com a Câmara Brasileira do Livro, o consumo de livros digitais, incluindo e-books e audiolivros, cresceu 15% de 2021 para 2022. Esse crescimento é impulsionado pela alta taxa de consumo de áudio no país, onde 90% dos brasileiros utilizam algum formato de áudio, como rádio, streaming ou podcasts, segundo o estudo “Inside Áudio 2023” da Kantar IBOPE Media.
A produtora Tocalivros investe na narração humana para a interpretação dos livros, uma prática também adotada pela Supersônica, lançada em 2023, e pela Audible, que entrou no mercado brasileiro em outubro de 2023. A Audible, por exemplo, oferece um acervo de mais de 100 mil audiolivros por R$ 19,90 mensais, dos quais 4 mil são narrados em português.
Desafios ainda existem, como a popularização da inteligência artificial na narração de audiolivros e a necessidade de educar o público sobre as ocasiões ideais para consumir audiolivros. No entanto, a expectativa é de um crescimento contínuo, com a chegada de grandes players como a Audible e a potencial entrada dos audiolivros no Spotify em português, contribuindo para a expansão do setor.
Adriana Alcântara, diretora-geral da Audible no Brasil, enxerga uma oportunidade de crescimento do setor maior do que em outros países nos quais o serviço da Amazon está presente. “O brasileiro tem uma adoção muito rápida. Tudo indica que o Brasil vai virar o primeiro país [com força no segmento]”.
Fonte: Meio&Mensagem.