Olá, eu sou Leo Lopes e este é o POD NOTÍCIAS, a sua dose semanal de informação sobre o mercado de podcasts no Brasil e no mundo!
Hoje é segunda-feira, dia 26 de fevereiro de 2024 e esta é a nossa quarta edição!
1 – E a gente começa a edição de hoje com uma análise muito interessante: os podcasts podem melhorar a saúde mental dos ouvintes.
Isso acontece principalmente por que muitas pessoas que enfrentam essas condições, se sentem isoladas ou incompreendidas, mas os podcasts criam um espaço onde os ouvintes podem se sentir validados e menos sozinhos nas suas experiências. Daí, o hábito de ouvir podcasts se tornou uma estratégia popular para aliviar a ansiedade e a depressão.
A gente já falou sobre isso aqui no Pod Notícias antes; as comunidades criadas em torno do podcast são muito engajadas, o senso de pertencimento e de conexão com os apresentadores é muito grande.
Além disso, muitos programas incorporam técnicas terapêuticas, como mindfulness e estratégias comportamentais, para ajudar o ouvintes a se desligar dos sintomas da ansiedade e viver o agora. Isso tudo sem contar a parte do entretenimento, que ocupa a mente do ouvinte e dá uma pausa forçada nos pensamentos e emoções negativas.
Com isso, o consumo regular de podcasts contribui efetivamente para a redução da ansiedade e da depressão, oferecendo suporte, educação e estratégias práticas para o autocuidado e o enfrentamento. Se aliar o podcast à terapia e exercícios físicos, a qualidade de vida pode melhorar e muito.
Essa notícia não é baseada em uma experiência científica, mas sim numa análise. Pra ler o artigo completo do colega podcaster egípcio Mohannad ElKhouly que eu traduzi, tem um link aqui no post pra nossa page do Pod Notícias no Linkedin.
2 – E às vésperas do podcasting completar 21 anos, a gente tá acompanhando um fenômeno que, lá atrás, provavelmente ninguém imaginava que ia acontecer: o podcast se firmando como um pilar importante do combate à desinformação. No começo, o podcast era só “rádio sob demanda”, uma nova competição no mercado de mídias, mas a democratização do conteúdo em áudio trouxe esse efeito colateral bom ao longo dos anos.
No meio acadêmico, o podcast se destacou como um veículo de divulgação científica, especialmente durante a pandemia de COVID-19, quando a informação tinha que se espalhar mais rápido pelo bem da saúde pública. Também foi através do podcast que o jornalismo independente se tornou mais acessível, levando informações imparciais pra uma massa maior de pessoas.
Aqui no Brasil, que é uma das potencias mundiais em criação de podcasts, a maior preocupação dos pesquisadores é que os algoritmos das plataformas de áudio possam limitar a visibilidade desses conteúdos. E isso, infelizmente, é uma coisa que a gente tá sujeito mesmo, até porque o “entretenimento barato” ainda tem uma força muito grande.
Essa análise foi feita pelo professor e pesquisador Marcelo Kischinhevsky, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e se você quiser ler o artigo dele na íntegra, ele está disponível na página do LinkedIn do Pod Notícias também. Já aproveita pra seguir a página, e ficar por dentro das notícias mais importantes sobre o podcasting mundial todos os dias.
3 – A empresa de pesquisa Veritonic lançou o seu relatório Audio Attention Report, em parceria com a RealEyes, com informações importantes pros anunciantes que querem criar publicidade em áudio. A Real tem uma tecnologia muito legal chamada PreView, que avalia as reações dos ouvintes de podcast aos anúncios e fornece dados sobre a atenção e a eficiência das propagandas em áudio.
O estudo mostrou alguns dados curiosos. Os principais foram que, por exemplo, produtos e serviços anunciados com baixa energia tiveram a menor retenção de atenção, com 10% abaixo do competitivo do mercado. Outra coisa que diminui a atenção do ouvinte, são os anúncios cheios de efeitos sonoros, com muita informação pro ouvido. Pra esses, a retenção cai em média 7%.
Agora quando se fala nos anúncios que foram mais bem recebidos pelo ouvinte, a resposta é mais óbvia. Os melhores são aqueles apresentados com mais energia, mais bom humor. Esses tiveram 36% mais aprovação e qualidade de atenção.
Então o ideal é que a apresentação (em áudio) de um produto ou serviço seja feita de forma energética, mas sem firulas demais, que é pra não acabar perdendo a atenção do ouvinte pelo excesso.
AINDA EM NOTÍCIAS DA SEMANA:
4 – Falando sobre relatórios, o Podscribe Performance Benchmark também trouxe alguns dados interessantes sobre publicidade, que acrescentam aos da Veritonic.
A pesquisa foi feita no quarto trimestre de 2023 e comparou resultados com a versão anterior, que tinha as mesmas perguntas. O comparativo mostrou algumas mudanças previsíveis, e outras surpreendentes.
Em primeiro lugar, anúncios feitos no início do programa são mais eficazes – quando ele é feito no final do programa, a chance do ouvinte ignorar é muito maior.
Os anúncios lidos pelos hosts continuam sendo a preferência, em quase 70% dos casos.
A pesquisa também mostrou que as propagandas veiculadas em dias úteis têm maior adesão do que nos finais de semana. Quanto à duração, anúncios mais longos, com mais de 2 minutos, geraram mais cliques do que aqueles com menos de 60 segundos. E pra fechar, os ouvintes de podcasts se mostraram, mais uma vez, duas vezes mais engajados do que os consumidores de streaming de música.
É claro que aqui a gente só faz um resumo das informações mais importantes, mas o relatório completo tem muito mais dados e você pode consultar ele na íntegra lá na nossa página do LinkedIn.
5 – Todo ano, o Podnews promove o Podnews Report, uma pesquisa pra avaliar o desempenho das principais plataformas de podcast, e a versão de 2024 da pesquisa está acontecendo nesse exato momento.
As perguntas desse ano são as mesmas dos dois anos anteriores, com algumas pequenas mudanças. O Google Podcasts, por estar sendo encerrado nos próximos meses foi removido da lista, mas o participante ainda pode adicionar outras plataformas que não foram citadas nas alternativas.
Se você quiser participar da pesquisa dando a sua opinião como produtor de podcast ou como ouvinte, é só acessar o Podnews em podnews.net, fazer um cadastro breve com o seu e-mail e responder as perguntas.
As participações vão ser colhidas até o final dessa quinta-feira, dia 29 de fevereiro.
6 – E o governo federal lançou na última quinta-feira, dia 22, um videocast sobre políticas públicas, no qual o povo brasileiro é convidado a fazer perguntas sobre programas e políticas do governo Lula. A iniciativa por trás do videocast foi da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.
Segundo o governo, a ideia é que o videocast não seja só pra propaganda, mas sim um espaço para explicar como funcionam serviços do governo, projetos nacionais e também pra dar dicas para a população.
O programa, chamado “Me conta, Brasil”, vai ser postado toda semana no YouTube e o primeiro episódio foi sobre o Bolsa Família. Cada episódio vai contar com um QR Code que leva a um formulário pra onde as perguntas da audiência devem ser enviadas. As que forem selecionadas, vão ser respondidas no programa seguinte.
E MAIS:
7 – A Adsmovil Audio Network, uma plataforma brasileira de publicidade em áudio digital – da qual nós fazemos parte!-, está comemorando um ano de operação, com vários resultados positivos.
Sob a liderança do head de áudio Rodrigo Tigre, a rede já alcançou mais de 2.000 rádios online e podcasts, e atingiu 160 milhões de usuários em toda a América Latina. Essa audiência está diretamente ligada à plataforma Personas, que cria audiências específicas para cada campanha, com base no conteúdo consumido, comportamento de navegação online e deslocamento do usuário.
As campanhas em áudio têm sido adotadas por cada vez mais setores, como o automotivo, por exemplo, já que e Adsmovil já atendeu, Ford, Volkswagen e Toyota, entre outras. Lá no exterior, a empresa também já atendeu o eBay e o Walmart.
Olha aí, uma empresa brasileira promovendo uma solução completa no cenário da publicidade digital, é totalmente excelente. Ficam nossos parabéns pra Adsmovil pelo aniversário, e que eles consigam fazer ainda mais elos entre as marcas e os ouvintes de podcast.
8 – E nas dicas de produção dessa semana, o foco é nos podcasters que estão começando agora.
Produtores mais experientes de podcast com certeza já passaram por poucas e boas durante a produção de seus programas, e pra evitar que os novos criadores de conteúdo passem pelos mesmos perrengues, a gente reuniu algumas dicas de crescimento que, para alguns, já são óbvias, mas que pra outros podem ser de grande ajuda.
Conhecer seu público-alvo, ter consistência na postagem dos episódios, promover o podcast nas redes sociais e produzir conteúdo de qualidade, são só algumas das sugestões. Pra saber quais são as outras, o link da matéria completa tá disponível na descrição deste episódio. Então se você tá iniciando um projeto agora e precisa de uma ajuda pra se organizar, não deixa de conferir.
HOJE NO GIRO SOBRE PESSOAS QUE FAZEM A MÍDIA:
9 – O Cola Mais Podcast, idealizado e apresentado pelo Douglas Magoo, está de volta em 2024.
O podcast teve sucesso em 2023 com 60 episódios apresentando entrevistas com humor, entretenimento, música, utilidade pública e conteúdo viral da internet. O Douglas é um profissional de marketing e vendas, mas vendo ele entrevistar os convidados do Cola Mais, dá pra ver que ele poderia ter dado uma palhinha no jornalismo também se ele quisesse.
O programa já recebeu vários convidados e marcou comentários sobre os melhores momentos do ano. Para essa temporada de 2024, o Cola Mais começou com novo cenário, novo formato e muito mais histórias pro ouvinte conhecer. Os episódios são postados todas as quartas-feiras, às sete da noite.
10 – E falando sobre pessoas que fazem a mídia, na semana passada a gente perguntou no Instagram se os nossos ouvintes acompanham podcasts em outros idiomas, e várias respostas disseram que sim. Alguns em inglês, alguns em espanhol, e teve até quem acompanhe podcasts em japonês! Olha só, tenho certeza que isso aí é o Coletivo Podosfera Nipo-brasileira fazendo escola.
Agora a gente quer saber de você como é que os podcasts se encaixam na sua rotina.
Essa é a pergunta dessa semana na nossa caixinha do Instagram: Qual é o momento do dia em que você ouve os seus programas preferidos? É durante o banho? Fazendo exercício na academia? Levando o cachorro pra passear? Responde pra gente.
Então não deixe de participar dessa nova caixa de perguntas, porque ela só vai ficar disponível nos nossos stories do Instagram por 24 horas. Corre lá, acessa o @pod.noticias, segue a gente e deixa a sua contribuição.
SOBRE LANÇAMENTOS:
11 – Terça-feira passada foi ao ar o podcast “Ondas de Ódio”, produzido pela ONG Criar Brasil, que analisa o papel da mídia no avanço da extrema direita no Brasil.
O Ondas de Ódio explora a convergência de interesses entre políticos e donos de emissoras, além de programas populares de entretenimento e jornalismo. São três episódios, todos já lançados, que falam sobre a presença de um certo ex-presidente em programas de TV e o papel das emissoras na sua ascensão e manutenção da direita conservadora no poder.
A produção apresenta resultados de uma pesquisa de doutorado desenvolvida na Universidade Federal do Rio de Janeiro, e conta com entrevistas de especialistas de várias universidades federais. O podcast já está disponível em todas as principais plataformas de podcast, no YouTube, e também conta com alguns conteúdos adicionais no site da Criar Brasil.
12 – E no último sábado foi lançado o “Rock Mato Grosso em Podcast”, que apresenta sete episódios inspirados no rock mato-grossense.
O projeto é conduzido por Netogabiru e Jokar Brittes, ambos com mais de 25 anos de experiência em comunicação.
Com entrevistas e performances musicais, o programa vai explorar toda a cena musical do rock regional do Mato Grosso, passando por várias cidades do estado. Artistas e bandas locais, como Eduardo Ferreira, Billy Espíndola e Caramel Dog, serão destaque. O projeto é financiado pelo edital “Viver Cultura” da Secel, e é uma extensão do programa de rádio “Rock Essência”, original da Universidade Federal do Mato Grosso nos anos 90.
Se você gosta de rock e de história da música, esse lançamento é pra você. Regional ou não, sempre vale a pena conhecer mais sobre a música brasileira.
RECOMENDAÇÃO NACIONAL:
13 – E a nossa recomendação nacional dessa semana, vai especialmente pra quem quer explorar o universo masculino de forma descontraída: é o Manual do Homem Moderno, apresentado pelo Edson Castro.
O programa, publicado toda semana, fala sobre o que é ser um homem nos dias de hoje e como ser, cada dia mais, um homem melhor.
Os temas são dos mais variados; relacionamentos, finanças, carreira, moda… E em todos o Edson recebe um convidado que tem ligação direta com o assunto, pra conversar e desenvolver o tema. É sempre um papo bem legal e com muito conteúdo que dá pra aproveitar de verdade.
Enfim, o Manual do Homem Moderno é um hub essencial para quem quer se tornar um homem melhor – e que está em dia com os dias de hoje – até porque dizer que “no seu tempo era diferente” é uma desculpa que não cola mais.
O Manual do Homem Moderno está disponível em áudio e vídeo no Spotify, no Youtube e em todas as principais plataformas de áudio.
E assim a gente fecha esta quarta edição do Pod Notícias. Acesse podnoticias.com.br para ter acesso à transcrição e os links das fontes de todas as notícias deste episódio!
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O Pod Notícias é uma produção original da Rádiofobia Podcast e Multimídia e publicado pela Rádiofobia Podcast Network, e conta com as colaborações de:
– Camila Nogueira – arte
– Eduardo Sierra – edição
– Lana Távora – pesquisa, pauta e redação final
– Leo Lopes – direção geral e apresentação
– Thiago Miro – pesquisa
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