Olá, eu sou Leo Lopes e está no ar o POD NOTÍCIAS, a sua dose semanal de informação sobre o mercado de podcasts no Brasil e no mundo!

Hoje é segunda-feira, dia 10 de junho de 2024 e esta é a nossa décima sétima edição!

Você tem uma marca, um produto ou serviço e quer atingir um público qualificado que se interessa pelo podcast aqui no Brasil? Então que tal anunciar com a gente aqui no Pod Notícias, já que o nosso público é exatamente esse? Manda um e-mail pra gente no [email protected], nós ter o maior prazer em conversar com você. E também, caso você quiser colaborar com a gente com texto, sugestão de pauta ou qualquer notícia relevante também é muito bem-vindo, e pode fazer isso através do mesmo e-mail.

1 – Abrindo nossa edição desta semana, o serviço de streaming de áudio TuneIn fez uma parceria inédita com o Discord para oferecer rádio ao vivo e podcasts gratuitos dentro da plataforma. Esta é a primeira vez que o TuneIn colabora com uma rede social – sim, o Discord é considerado uma rede social -.

O Discord, atualmente, conta com 200 milhões de usuários e o TuneIn tem 75 milhões de usuários ativos mensais, e a nova integração, chamada “TuneIn Radio & Podcasts,” vai disponibilizar pros usuários uma baita biblioteca de conteúdo. São mais de cem mil estações de rádio AM/FM, notícias, podcasts e conteúdo esportivo – que agora vão estar disponíveis no Discord.

E essa é uma boa notícia, inclusive foi escolhida pra ser a manchete desse episódio, porque a integração tem um grande potencial de aumentar a audiência de podcasts! Eu vou até repetir os números aqui: são 75 milhões de usuários ativos no TuneIn, mais 200 milhões do Discord.

No Discord, os usuários podem acessar a nova função no desktop, em dispositivos móveis e na web clicando no ícone de foguete do canal de voz. De lá, eles podem ouvir música de fundo ou colocar um podcast pra tocar enquanto conversam com amigos, é muito legal isso.

Segundo o Rich Stern, CEO da TuneIn, a experiência foi adaptada especificamente pro modelo de rede do Discord, considerando que já existiam outras ferramentas por lá, como as Watch Parties e também canais de voz pra games.

Por enquanto vamos ver se a integração vai chamar a atenção dos usuários. Se a moda pegar, a gente vai trazer aqui pra você as atualizações a medida que elas forem sendo divulgadas.

Link

2 – Um relatório recente da Cumulus Media em parceria com a Signal Hill Insights revelou que o consumo de podcasts está sendo “contado pra baixo”, ou seja, não é exato. E sabe por quê? Por conta da escuta coletiva. Segundo os resultados de 2024, mais de 14% dos ouvintes frequentes escutam podcasts junto com outras pessoas, o que não é contabilizado nas métricas atuais. Antigamente falavam que pra cada download eram três ouvintes, aí contavam três downloads, mas isso caiu com o tempo e agora está se falando novamente em contabilizar essa audição coletiva.

O gênero mais consumido entre pessoas que praticam a escuta coletiva, é Família & Crianças. , e eu vou confessar que eu também costumo escutar podcasts com o meu filho menor, então se ouvimos uma vez, somos dois ouvintes.

O mesmo relatório também concluiu que metade dos ouvintes regulares de podcasts são empreendedores, que o YouTube é a plataforma que mais foi usada para ouvir podcasts nos últimos 18 meses, e que o TikTok lidera a descoberta de podcasts entre consumidores de 18 a 34 anos nas redes sociais. Olha aí, o TikTok é uma ferramenta pra se explorar mais, hein?

Além disso, a maior parte do consumo de podcasts ocorre dentro de 24 horas após o lançamento de cada episódio.

Se você quiser saber os insights completos do relatório, ele tá disponível – assim como todos os nossos conteúdos – lá na página do LinkedIn do Pod Notícias – por enquanto! Porque a gente já está desenvolvendo o nosso site, então logo tem novidade por aí. O link pra matéria completa vai estar na descrição desse episódio.

Link

3 – E na última semana, o Spotify anunciou o evento Spotify Podcast Ao Vivo – que, segundo a empresa, é o primeiro evento ao vivo de podcasts no Brasil. Se bem que o Spotify não conhece bem a história do podcast no Brasil, mas tudo bem…

É importante destacar que este evento é diferente do Spotify Podcast Festival do ano passado, no qual o foco era só promover o encontro entre podcasters e fãs, sem gravações ao vivo de conteúdo.

Nesse novo evento, vão ser gravadas sessões ao vivo com nomes como Ellora Haonne, Yasmim e Açucena Barroso, Alana Anijar, e vários outros criadores de conteúdo que são populares no Spotify. Eu tô pecando por não conhecer nenhum?

O ouvinte vai poder participar dessas gravações, fazer perguntas, interagir… E, se for o caso, participar do Meet & Greet com os podcasters depois da gravação.

O evento está marcado para o dia 29 de junho, no Unibes Cultural em São Paulo.

Os ingressos já estão à venda no site da Ingresse, mas são só 10 ingressos que estão disponíveis por cada Meet & Greet. Então, se esse for o seu tipo de passeio, vai e garante o seu ingresso antes que eles esgotem.

É, e eu sou do tempo que a gente encontrava com todo mundo e nem cobrava por isso.

Link

AINDA EM NOTÍCIAS DA SEMANA:

4 – O Pocket Casts – a minha plataforma preferida pra ouvir podcast a muitos anos – anunciou uma série de atualizações pra melhorar a navegação no aplicativo e a descoberta de novos podcasts. E essas melhorias no Pocket Casts têm tornado o app melhor do que já foi, muito melhor! Se você quiser, vai nele, que é delícia.

Agora, com essas novidades recentes, o aplicativo suporta os sistemas WebSub e Podping, que garantem que você seja notificado instantaneamente sobre novos episódios dos seus podcasts favoritos, assim que eles vão ao ar. O Pocket Casts também está implementando uma ferramenta que vai fazer transcrições de episódios para tornar o conteúdo mais acessível a todos os usuários – o que tá certíssimo, as plataformas de podcast tem que ter transcrição de áudio sim.

Além disso, a empresa também está adicionando ao aplicativo os “podrolls”, uma funcionalidade que mostra recomendações de outros shows feitas pelos próprios criadores de podcasts. A descoberta orgânica de novos conteúdos também está sendo melhorada, de acordo com a newsletter mensal do Pocket Casts que todos nós assinantes recebemos por e-mail.

Com tanta coisa acontecendo, os usuários já foram avisados que durante esse mês pode ser que o aplicativo apresente alguns bugs e pequenos períodos fora do ar, mas os programadores estarão na ativa pra resolver tudo isso o mais rápido possível.

Link

5 – E nós estamos em junho, que é mês do orgulho LGBTQ+, então não podemos deixar de falar sobre um lançamento que tem tudo a ver com a temática.

O podcast Queer Legends: An Oral History Podcast lançou sua segunda temporada no dia 1º de junho, contando a história do “Expurgo” LGBT no serviço civil canadense. Durante cerca de 40 anos, de 1950 a 1990, pessoas homossexuais e queer enfrentaram discriminação, assédio e demissões como política oficial do governo.

O Shawn Dearn, produtor e apresentador do podcast, passou dois anos pesquisando essa história e compilando detalhes sobre os métodos extremos usados pela Polícia Montada pra identificar e perseguir os gays. Essa nova temporada vai apresentar relatos de sobreviventes do expurgo, incluindo ex-membros do Parlamento e ministros, além de discutir o impacto que essa discriminação causou (e ainda causa) na sociedade.

É um conteúdo bastante sensível e em inglês, e a nova temporada está sendo lançada aos poucos no site oficial do Queer Legends.

Link

6 – No mês de maio, a plataforma de análise aberta OP3 registrou 342.000 novos episódios de podcast publicados.

O Spotify for Podcasters manteve a sua posição de liderança como principal plataforma de hospedagem, com base no número de novos episódios lançados. A hospedagem e publicação gratuitas com certeza têm uma grande participação nesse número.

Enquanto isso, o Megaphone, que vinha perdendo participação, dessa vez teve um pequeno aumento na quantidade de novos episódios no último mês. Vale lembrar que a empresa fez algumas mudanças estratégicas em janeiro desse ano, entre elas a contratação de um novo diretor de planejamentos. Qualquer que tenha sido a nova estratégia, parece estar funcionando.

E outro destaque do relatório foi o Podtrac, que agora abriga mais de 11% de todos os novos episódios de podcasts, especialmente no Spreaker, que é a plataforma de hospedagem de quase 60% dos episódios lançados em maio.

Link

E MAIS:

7 – O órgão regulador de telecomunicações do Canadá, o CRTC, está taxando grandes empresas de streaming.

A partir de uma lei aprovada no ano passado, serviços de streaming online operando no país como Netflix, Disney+, Amazon Prime Video e Spotify, agora são obrigados a contribuir com 5% de suas receitas canadenses para apoiar o sistema de radiodifusão local.

A medida tem como objetivo garantir que essas empresas contribuam com a cultura canadense, promovendo música e histórias locais, apoiando grupos minoritários e gerando empregos no país.

No entanto, muita gente criticou a iniciativa, dizendo que o maior impacto dessa taxa vai sair do bolso dos consumidores. O argumento principal é que a lei pode resultar em menos opções de conteúdo ou preços mais altos nos serviços de streaming.

Até o momento, as reclamações sobre a lei não surtiram nenhum efeito legal, e o CRTC estima que a medida vai gerar cerca de $200 milhões de dólares por ano a partir de 2025.

Link

8 – Os roteiristas da iHeartPodcast Network, que se juntaram ao sindicato WGA há mais de dois anos, estão insatisfeitos com a falta de avanços nas negociações do seu primeiro contrato com a empresa – especialmente em relação a salários e condições de trabalho. Essa discussão já tem se estendido faz tempo, já tem mais de um ano que os roteiristas e a iHeart tentam chegar a um acordo, mas nenhum dos lados cede e nada acontece, feijoada.

Diante dessa situação, os roteiristas ameaçaram começar uma greve caso a empresa siga não ouvindo suas demandas.

A questão toda não vai ser resolvida de forma simples, porque além da falta de diálogo, os escritores também denunciaram a empresa por práticas suspeitas, incluindo ameaças, intimidação e interrogatórios sobre o apoio ao sindicato – o que eu não preciso nem falar aqui que tá errado, né?

A palavra final do sindicato foi que se nesse mês de junho nada for resolvido, eles vão parar no dia 29.

Fique de ouvido atento aqui no Pod Notícias pra acompanhar as negociações e possíveis desdobramentos dessa situação.

Link

9 – E se você tem dúvidas sobre o poder de um podcast na opinião popular, escuta essa. O podcast “Status: Untraced” da Tenderfoot TV está reacendendo a discussão sobre o desaparecimento de Justin Alexander Shetler, um blogueiro norte-americano conhecido pelas suas habilidades de sobrevivência – ele é um verdadeiro Bear Grylls à prova de tudo, da vida real.

O Justin desapareceu em 2016 no Vale Parvati, lá na Índia, um lugar que também é conhecido como “O Vale da Morte”. E esse “apelido carinhoso” do lugar não é atoa não: nos últimos 25 anos, pelo menos 24 turistas estrangeiros desapareceram ou foram encontrados mortos na região.

O caso do Justin Shetler é de desaparecimento – 2016 -, e como nunca foi encontrada nenhuma prova de que ele não esteja vivo, a investigação permanece em aberto e sua família continua em busca de respostas.

O podcast têm explorado várias teorias sobre o desaparecimento, desde assassinato até a possibilidade de ele estar vivendo isolado da sociedade. É bem possível, não sei!

O caso é que o podcast fez com que a investigações, que estavam paradas a anos, fossem retomadas. Da mesma forma que aconteceu aqui no Brasil com o Pico dos Marins: O Caso do Escoteiro Marco Aurélio e também por que não do Projeto Humanos: Caso Evandro que teve toda uma reviravolta policial depois de tanto tempo, o podcast revirando a história e mudando o rumo das coisas. Então não tem como duvidar do podcast como uma ferramenta muito poderosa pra captar a atenção da população.

Link

HOJE NO GIRO SOBRE PESSOAS QUE FAZEM A MÍDIA:

10 – Na última quarta-feira (dia 5 de junho) a apresentadora Deborah Albuquerque deixou a bancada do Link Podcast da Rede Record.

Saíram vários burburinhos por aí nas páginas de fofoca dizendo que ela tinha sido demitida da emissora, ou que tinha brigado com a outra apresentadora Ju Nogueira – ok, ok, momento Nelson Rubens aqui do programa! -, mas ela mesma se pronunciou e já negou tudo. A Deborah disse que o motivo da sua saída foi uma discordância com o produtor Marcelo Avestruz sobre a condução das entrevistas, e só isso.

Segundo ela, não teve briga nenhuma com a Ju, não teve demissão, e ela já falou logo que era pra não dar corda pra fofoca na internet – eu já falei que também não era pra ter fofoca nesse programa, mas…

A apresentadora continua tendo contrato com a Record e está trabalhando em um novo projeto em Portugal, que está previsto pra ser lançado no dia 6 de julho.

O Link Podcast segue com a mesma programação de segunda a sexta-feira. Mais novidades no próximo programa da Sônia Abrão.

Link

11 – E na nossa Caixa de perguntas do Instagram na semana passada, a gente perguntou quais são os formatos preferidos de podcasts dos nossos ouvintes, e baseado nas respostas a gente conseguiu montar um top3: em terceiro lugar, a nossa audiência aqui do Pod Notícias gosta de programas de humor, o segundo lugar ficou com storytelling e documentários e o formato preferido do nosso ouvinte, o number 1, foi o clássico dos clássicos – o programa de bate-papo ou entrevista com convidado, seguindo um tema.

Como a gente percebeu que nosso ouvinte gosta de assuntos um pouco mais complexos, nosso ouvinte é qualificado né, a pergunta dessa semana é um pouco mais profunda e sobre um tema que muita gente nem menciona:  Como você lida com feedbacks e críticas ao seu podcast? Olha aí hein, pergunta delicada.

A caixinha de perguntas vai ficar aberta nos stories do Instagram do Pod Notícias por 24 horas – que é o tempo padrão-, então não deixe de acessar lá ainda hoje pra deixar a sua contribuição, e também não deixa de seguir a gente em @pod.noticias.

Instagram do Pod Notícias

SOBRE LANÇAMENTOS:

12 – O canal PokéRetro! do Youtube lançou na última semana o seu mais novo projeto: o podcast PokeRetrô. Com o primeiro episódio intitulado “A Nostalgia Pokémon”, o apresentador Dhiogo Revert – olha o Dhiogão aí, fazendo projeto novo! – mergulhou na POKÉMANIA, a febre de Pokemón que dominou o Brasil e o mundo nos anos 90 e 2000.

Os episódios terão em média 30, 40 minutos, e vão levar o ouvinte a reviver momentos nostálgicos do universo dos monstrinhos de bolso ou pocket monsters, (daí o PO-KE-MON em japonês) com muitas curiosidade, fatos interessantes e a história de Pokemón.

O PokeRetro já está disponível nas principais plataformas de áudio.

Link

13 – Também na semana passada foi lançado o podcast Primeiro eu reclamo, depois eu resolvo, – olha, podia ser meu esse podcast – uma novidade para quem adora reclamar, mas também busca soluções.

Produzido e apresentado pela Bárbs Medeiros, o podcast oferece um espaço livre e seguro para abrir o seu SAC e reclamar à vontade, sempre com um tom de humor.

No episódio inaugural, a Bárbs investiga as razões por trás de nossa mania de reclamar, questionando se reclamamos com propósito ou simplesmente por hábito, e explorando os possíveis benefícios dessa prática. O programa já está disponível no Spotify e Apple Podcasts, então sintonize no seu fone e reclama você também. Eu reclamei dessa pauta várias vezes hoje, então vou deixar inclusiva aqui pra minha fama de “reclamão” aumentar cada vez mais.

Link

14 – E pra quem espera por aquele momento do programa em que a gente anuncia lançamento de equipamentos, chegamos: a Polyvox lançou recentemente o Microfone XP-500.

Ele é equipado com uma cápsula de condensador de alta sensibilidade e captura nuances vocais com bastante clareza. O microfone oferece as opções de captação cardioide ou omnidirecional pra se adequar à necessidade da gravação, seja ela direta com um só locutor, ou pra captar todo o entorno.

O XP-500 tem um design ergonômico, e é compatível com vários dispositivos, o que fazem dele uma boa opção tanto pra iniciantes, quanto pra profissionais do áudio. Ele já está à venda nos canais oficiais da Polyvox, pela bagatelinha de R$360.

Link

RECOMENDAÇÃO NACIONAL:

15 – E a nossa recomendação nacional dessa semana, vai pra um podcast que tem uma proposta muito bonita: é o Podcast Lembrei, que fala sobre memórias afetivas.

O programa é produzido por Andrey Cardoso e Dangel Lopes, o “tio Dan”, e quem toca o barco na apresentação é o Andrey.

O podcast traz conversas leves e descontraídas sobre lembranças especiais, tanto as do próprio Andrey quanto dos seus convidados.

Os novos episódios são publicados quinzenalmente às quintas-feiras e se você assinar o feed, eu prometo que você vai se emocionar com esse resgate de momentos preciosos do passado. E não só isso. A participação dos ouvintes compartilhando as próprias memórias afetivas não só é bem-vinda, como também é incentivada – então você também pode falar sobre as suas melhores memórias, aquelas que guarda com carinho.

O Podcast Lembrei está disponível em todas as principais plataformas de áudio.

Link

E assim a gente fecha esta décima sétima edição do Pod Notícias. Acesse podnoticias.com.br para ter acesso à transcrição e os links das fontes de todas as notícias deste episódio!

Acompanhe o Pod Notícias diariamente:
Page do Linkedin
Instagram
Canal público do Telegram

Ouça o Pod Notícias nos principais agregadores:
Spotify
Apple Podcasts
Deezer
Amazon Music
PocketCasts

O Pod Notícias é uma produção original da Rádiofobia Podcast e Multimídia e publicado pela Rádiofobia Podcast Network, e conta com as colaborações de:
Camila Nogueira – arte
Eduardo Sierra – edição
Lana Távora – pesquisa, pauta e redação final
Leo Lopes – direção geral e apresentação
Thiago Miro – pesquisa

Publicidade:
Entre em contato e saiba como anunciar sua marca, produto ou serviço no Pod Notícias.